- José Luís Dias
Paiste anuncia a reintrodução dos "Flat Rides" - um maior alcance e mais opções
Com um aumento substancial na procura de Flat Rides, a Paiste anunciou a reintrodução de modelos das séries Formula 602, 2002 e Traditionalse a adição do seu novo modelo Master Series.
Nos final dos anos 60 a Paiste desenvolveu um modelo de Ride sem o bell. Isto resultou no inovador Flat Ride Concept para o qual foram concedidas patentes internacionais. Foi no Jazz que o som destes Flat Ride teve uma importância de relevo.
Devido à falta de bell, os Flat Rides são facilmente controláveis. O seu ping arejado e discreto permanece bem definido em todos os volumes principalmente, com um maneira de tocar leve. Isto é especialmente vantajoso para música acústica ou no acompanhamento de solistas, pois o prato nunca se sobrepõem ao resto da banda e mesmo quando tocado mais dinamicamente.
Nos modelos Masters, Dark Flat Ride de 20'' e 22'' de peso de médio, que complementam a Série Masters, existe uma variação escura e uma pequena mas completa característica. O ping exibe menos frequências do que as emitidas num Flat Ride clássico da Paiste.
Já nos modelos de peso leve 20'' e 22'' Traditionals Light Flat Ride o seu toque e som mais suaves, são adequados para configurações mais silenciosas.
Por fim nos modelos leves de 18'', 20'' e 22'' Fórmula 602 Thin Flatride apresentam mais pureza e clareza comparados com os clássicos Fórmula 602. A sua suavidade sedosa e o som geral mais profundo, estes pratos macios e amanteigados, são ideais para tocar em volumes baixos.