feaf-01.png

A ACENDER A PAIXÃO PELA BATERIA E PERCUSSÃO EM PORTUGAL

  • José Luís Dias

"O QUE É PARA TI A PERCUSSÃO?", A VISÃO DO percussionista Iúri oliveira

Iúri Oliveira é um músico profissional na área da percussão, e caracteriza-se pela sua autenticidade, elegância, paixão, criatividade e sensibilidade no que toca à música.

Eclético e versátil nos estilos que aborda, vão desde World Music, Latin Jazz, Afro-Cubano, Afro, Música Brasileira, Fusão, Fado, entre outros.


Dono de um currículo maravilhoso e cheio de artistas e bandas de referència como: Criatura, Gaspar Varela, Loosense, Selma Uamusse, Madonna, Lucía Echagüe. Fomos ao encontro dele para a elaboração deste artigo, para nos explicar um pouco sobre a sua visão no que toca à percussão e o que o faz continuar a dedicar-lhe 99% da sua vida:

latim percussio, -onis, acção de bater, pancada, tempo ou compasso marcado)

nome feminino

1. Acto ou efeito de percutir.

2. Embate, choque, pancada.

3. Vibração que resulta de pancada ou batimento.





É sobretudo uma linguagem que há muito que foi banalizada e remetida apenas para a música ancestral e nativa.


Se pensarmos bem, não existe nenhum objeto que, sem pulsação interna e orgânica, seja dotado de vida e a percussão é isso mesmo. Antes de qualquer verbalização documentada da linguagem humana, já a percussão se manifestava, através de famílias de instrumentos, como forma de comunicação e parte integrante em cerimónias de celebração e religiosas, como batismos, nascimentos e funerais


"Desde os tenebrosos Taikos Japoneses, que ecoavam em tempos de guerra, aos Bombos Legüeros da Argentina, que através de uma frequência tão sub grave se faziam ouvir a léguas nas planícies andinas...das caixas de fruta estaladas e percutidas pelos negros peruanos, trazidas da África Ocidental e que depois se tornaram nos primeiros Cajons, às nossas Alfaias Portugueses, que foram levados para o Brasil onde passaram a chamar-se Alfaias de Maracatú.


Para mim, a Percussão, é toda a forma de expressão Tímbria e rítmica em qualquer superfície que favoreça a música e sirva o seu propósito. É das mais belas artes e meios de comunicação, em que, através do ritmo, cadência, intensidade e criatividade, conseguimos elevar a música para outro Universo.

O Iúri tem consigo a seu lado os seguintes endorsers:


Latin Percussion

Remo

Innovative Percussion

Turkish Cymbals

Protection Racket



Sabe mais sobre o Iúri aqui.