A ACENDER A PAIXÃO PELA BATERIA E PERCUSSÃO EM PORTUGAL

feaf-01.png
  • Sérgio Vieira

Jimmy Cobb e a mais icônica pratada do Jazz


Foto de Sérgio Vieira

O tema é o So What. O álbum é o Kind of Blue. O baterista é o Jimmy Cobb. O resto é história...


"Para mim é a pratada mais icônica da história do jazz. Ponto! É a minha perspectiva. E a minha razão para isso é por ter sido extremamente espontânea e principalmente desintencional. Por ter sido tão inesperado que o próprio Cobb considerou que foi erro, em um primeiro momento. E só com a aprovação do Miles e, dentre vários, um elogio de Herbie Hancock (que disse que é um de seus momentos preferidos de todo o álbum) que aceitou aquilo como parte de um todo exatamente da maneira como aconteceu.


Após a apresentação do tema, logo na abertura da secção de solos, Cobb apoia uma nota no prato em um volume um bocado acima do que se era esperado, de acordo com a dinâmica que prevalecia naquele momento. Mas não foi só isso. Aconteceu qualquer coisa de mágica ali. Não quero nem tentar explicar, mas é algo quase que magnético. É como uma brusca ruptura, mas ao mesmo tempo, que atrai, e soa orgânico e musical. E é notável o quanto aquela nota mudou toda a atmosfera e influenciou o que viria a seguir, abrindo um novo caminho a ser percorrido pelos solistas. Ou seja, é também fantástico. E isso já mais do que suficiente para tornar esse momento icônico. Sem mais teorizações. Sempre que ouço (não só esse tema, mas) esse disco, espero (ainda) ansioso por essa nota, mesmo já tendo ouvido várias e várias vezes.


Simples assim. Sem mais delongas. Música é o que é. Música é o que acontece no momento, e aquele momento se marca pra sempre. E há inúmeros outros momentos icônicos e marcantes, inclusive nesse mesmo disco, com o mesmo Jimmy Cobb. Por exemplo, o aro de caixa em Freddie Freeloader. Mas esse assunto fica pra uma próxima..."

Recentes

bmc-logo-no-background.png

 

Gostas do trabalho da LusoDrums e queres apoiar o projecto?
Paga-nos um café por apenas 1 euro!
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco