feaf-01.png

A ACENDER A PAIXÃO PELA BATERIA E PERCUSSÃO EM PORTUGAL

  • José Luís Dias

Francisco Fontes, lança "Canção de Inverno" parte do seu futuro ep "gravidade" [entrevista]

Francisco Fontes, baterista de Zaratan, lançou a primeira canção de "Gravidade" o próximo EP a solo e concedeu à LusoDrums, uma pequena entrevista sobre este lançamento.


LD: Antes de tudo, fala-nos um pouco sobre ti e como surgiu esta paixão pela música?


F: Olá eu chamo-me Francisco Fontes, tenho 19 anos e sou da Nazaré, mas atualmente estou a estudar em Lisboa. Sou baterista, já toquei em várias bandas, mas atualmente toco com os Zaratan e tenho este projeto a solo. A minha paixão pela música começa por volta dos 8 anos, penso que as influências que tive em casa também contribuíram para isso. Lembro-me, por exemplo, que todos os natais víamos o concerto e álbum acústico dos Foo Fighters “Skin & Bones”, a partir daí o gosto pela música foi evoluindo até que tive o meu primeiro kit de bateria por volta dos 10 anos.


LD: Qual foi a tua principal inspiração para a criação deste EP a solo, “Gravidade”?


F: Em 2019 mudei-me para Lisboa para ir para a faculdade e nesse momento “caí” numa grande influência de música Pop portuguesa, isso foi o que me fez começar a escrever em português e automaticamente a compor novas canções.


LD: Na letra desta tua canção, usas a palavra “silêncio”, e frases como” Neste mundo só”. Foi inspirado neste momento de pandemia que estamos a passar ou a temática é outra? Conta-nos um pouco sobre a letra e sobre o que ela fala/significa?


F: Eu acho que cada um deve fazer a sua interpretação, mas esta canção é no fundo uma reflexão sobre

a sociedade, talvez também uma descrição dela. Compreendo que possa ser associada à nossa situação atual, mas a solidão e o silêncio, são duas coisas que estão bem presentes mesmo com o mundo a funcionar normalmente.


LD: O que podemos esperar da sonoridade dos próximos temas que vêm com ‘Gravidade’?


F: Os temas soam muito idênticos, penso que a maior diferença esteja nos instrumentos utilizados. Todos têm guitarra acústica e outro instrumento tocado por algum amigo que tenha convidado. Destaco que na Canção de Inverno participa o Francisco Lomba no saxofone, que toca comigo nos Zaratan, e nos próximos temas participará o Miguel Marôco no piano e o Diogo Axel na guitarra elétrica.


LD: Podes revelar à comunidade, quando será o lançamento?


F: Por enquanto posso dizer que será em Maio.


LD: Tens algum um agradecimento em especial a fazer?


F: Sim, tive a ajuda de várias pessoas para conseguir lançar esta canção e todo o EP, a todos os envolvidos um grande obrigado e obrigado também à LusoDrums pelo convite.



Podem ver o vídeo já disponível no YouTube:


Produção, realização e montagem de vídeo por: António Petinga

Letra e composição por: Francisco Fontes

Voz, guitarra e piano por: Francisco Fontes

Com Francisco Lomba no saxofone

Gravação, mistura e masterização por: João Alves (Sweet Mastering Studio)