feaf-01.png

A ACENDER A PAIXÃO PELA BATERIA E PERCUSSÃO EM PORTUGAL

  • José Luís Dias

"é um instrumento técnico , atlético e explosivo" a aprendizagem POR DETRÁS De 'SOUND OF METAL'

Num artigo da revista Variety, os atores e responsáveis pelo filme expõem os desafios e dificuldades em aprender bateria para execução do filme.

O filme é de 2019, mas chegou ao Amazon Prime no dia 4 de Dezembro e fala sobre um baterista de uma banda de metal que recupera do vício das drogas e que começa a perder a audição. A ajuda de um veterano de guerra numa comunidade rural irá ajudar o personagem principal, interpretado pelo ator Riz Ahmed, a descobrir uma nova visão da vida.


Caracterizado pelo uso de linguagem gestual, a aprendizagem dos conceitos de bateria foi também um desafio para os atores. Ahmed, afirmou que passou 7 meses a aprender Linguagem Gestual Americana ( ASL) e também a aprender bateria - quase o dobro do tempo usado para as gravações do filme.


"Depois da minha primeira sessão, o meu professor disse: 'Tu tens ritmo, mas precisámos de trabalhar em tudo o resto", referiu o ator. Acrescentou que foi psicologicamente duro aprender o instrumento - "é um instrumento técnico , atlético e explosivo. Não conseguem pensar como tocar bateria, tens que deixar o instrumento tocar por ti. Tens que te render a ele".


O ator foi nomeado pela prestação, para o Globo de Ouro de Melhor Actor Em Filme Drama de 2021, mas perdeu para o falecido ator, Chadwick Boseman pela sua prestação no filme A Voz Suprema do Blues (Ma Rainey's Black Bottom).


Já o filme "Sound Of Metal" é considerado um possível candidato aos Óscares, pela banda sonora, sendo resultados anunciados dia 15 de Março.